TALISMÃ E ALVORADA NO COMBATE AS QUEIMADAS

Talismã e Alvorada se juntam para o combate as queimadas, realizando visitas, mapeando áreas de Risco, e ministrando capacitação dos Brigadistas da Brigada Anjos da Selva que atendem ambos os municípios e pode colaborar em qualquer missão que forem designados. A equipe é permanente, formada por 14 brigadistas. A sede das ações foi a Fazenda Torlana, município de Talismã e faz divisa com a área de domínio da TO 296 no Km 18. Tipo de vegetação, pastagem (acrópole), vegetação nativa e terreno de difícil acesso (montanhoso).

 

Os profissionais se reuniram na Defesa Civil de Talismã, aprenderam sobre distanciamento social durante o treinamento e os possíveis combates que virão. Também foram orientados sobre os demais cuidados com a pandemia. Passaram na Unidade Básica de Saúde, onde foram feita a triagem (peso, altura e Pressão Arterial). Na sequência, seguiram para a Zona de Segurança definida pela organização. Foi utilizada a técnica da ViCaroZe, prática usada no Serviço Florestal Americano.

 

Foram eleitos três líderes pela organização, que já possuía experiências de combate, onde os mesmos escolheram seus auxiliares por meio de sorteio, para compor seu grupo de trabalho que é formado por 06 elementos cada.

 

Os grupos receberam:

03 bombas costais cheia de água;

02 abafador;

01 enxada e

01 garrafa térmica

01 Facão.

 

Os Brigadistas fizeram uma reunião de briefing, foram fazer o reconhecimento da área, almoçaram, e na sequência utilizaram a técnica de queima controlada e combate manual. Ninguém se feriu e o trabalho foi executado com sucesso.

Ressaltado que as placas foram aceiradas e a pista sinalizada para evitar acidentes.

 

Compartilhar

Desenvolvido por