Prefeitura Municipal realizou mobilização da Campanha Faça Bonito

A Prefeitura Municipal de Talismã através da Secretaria de Assistência Social, realizou uma grande mobilização da Campanha Faça Bonito realizada dia 18 de maio, campanha esta que visa conscientizar, a população sobre a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes de abusos e exploração sexual. Foram usadas na campanha: camisetas, mascaras, adesivos e carro de som. Nesse ano a campanha homenageou a menina Andressa Aires de Souza, que foi abusada sexualmente e brutalmente assassinada e abandonada em um lote vago no Município de Talismã. O crime chocou toda sociedade pela brutalidade e frieza dos criminosos.
O intuído dessa iniciativa é evitar que casos como esse se repita, mostrando para a sociedade que devemos denunciar e cuidar mais de nossas crianças e adolescentes.
O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.