BMTE REALIZA 3ª OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TALISMÃ

A Belo Monte Transmissora de Energia, por meio da Ambiá, realizou no dia 30 do mês de novembro a 3ª oficina de educação ambiental no PA Itimirim, na residencia da Dona Lucilene do Amaral presidente da Associação São José, uma vez que a instituição é símbalo no extrativismo na região, sendo apoiado pela Barùkas que apoia o sistema de extrativismo sustentável na coleta de baru em seu ambiente natural e sem agredir o ecossistema, orientando os extrativistas para o correto manejo dos frutos e das árvores, assim como fomenta um grande plano de reflorestamento por meio do plantio de baruzeiros. Esse trabalho de conscientização começou anos atrás com a Ybá, empresa pioneira que deu origem à Barùkas e que se tornou referência de qualidade.

Na oficina, foram finalizadas diversas atividades ligadas a preservação do meio ambiente, como a produção e utilização de biofertilizantes (Bokashi). A Prefeiruta Municipal de Talismã é uma grande apoiadora dessa oficina. A Barùkas, por meio do Senhor Damião, que por motivos de de Saúde envolvendo sua familia não pode comparecer, fez a justificativa por escrito e foi transmitida aos presentes, tambem pelo mesmo motivo a Elisa Akshaya não pode comparecer, pois permaneceu hospitalizada na cidade de Paraiso do Tocantins.

No evento foram sorteados diversos produtos naturais, ofertados pela Barukas e um mini cactos tradicional da Floricultura Emanuella Flor.

A Defesa Civil de Talismã por meio da Brigada Anjos da Selva realizou três atividades, sendo uma palestra com o tema: Reflorestamento e sustentabilidade, na sequência João Carlos Lopes Coordenador da Defesa Civil Municipal e Comandante Geral da Brigada Anjos da Selva retoma a carreira artistica e humoristica e lança o personagem Felipinho interpretada pelo Agente Mirim de Defesa Civil Phelipe de Souza Galvão,, que a partir de agora a dupla Pastorzinho e Felipinho vão estar brilhando nos palcos. Após a apresentação dos humoristas o Pelotão da Brigada Anjos da Selva Mirim, do Projeto Defesa Civil MIrim, executou a oração do Combatente Florestal e emocionou a todos. A equipe é composta por 11 adolescentes ente 12 e 14 anos.

Estava presente o Prefeito Diogo Borges e o Assessor de Comunicação Richel Francino, o Vereador Manoel do Pará e o Coordenador de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rui Barbosa. Diogo Borges, falou sobre a Campanha novembro Azul e distribuiu bonés do evento para os homens presentes, Diogo enfatizou falando da importância dessas oficinas, enriquece ainda mais o conhecimento dos pequenos produtores do município.

A ação enriquece o ICMS- Ecológico do Município de Talismã no requisito Oficina.

Fonte: Defesa Civil, Radio Talismã-FM 87,9.