PREFEITURA REALIZOU 18ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO PEQUI

Reportagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
Imagem: ASCOM/RAIZ DA TERRA
23/10/2018 – 10:00

A Prefeitura de Talismã, em parceria com o Grupo Raiz da Terra e Rádio Talismã FM 87,9 realizou, no ultimo fim de semana, a 18ª edição do Festival do Pequi. O evento foi realizado na Feira Coberta da cidade. Neste ano, houve diversas mudanças na forma da realização da Festa, onde foi passado de três dias para dois, e adicionada à corrida de argola. A principal mudança foi o Culto ecumênico que era realizado na sexta-feira deixou de existir.

SÁBADO:

No sábado pela manhã, foram coletados os frutos para serem usados no almoço de domingo. A tarde foi realizada a corrida de argola que contou com a participação das equipes “São Valentim, Estrela de Ouro e Nova Geração” e foi composta por 21 competidores, a competição aconteceu na parte sem pavimentação da Av. Rio Santa Tereza, ao lado da pista de Pouso e Decolagem da cidade. A Prefeitura quis resgatar o esporte que ha mais de duas décadas tinha sido esquecido, mas graças ao esforço e dedicação do PA Fortaleza I, a adrenalina foi forte e a população aprovou marcando presença e escolhendo a equipe que estaria torcendo como sendo a favorita do evento onde a classificação ficou da seguinte forma: 1º lugar, equipe Estrela de Ouro, 2º lugar equipe São Valentim e 3º lugar a equipe Nova Geração. A noite o Show baile com Juninho do Araguaia e Banda. A iluminação e sonorização ficou no comando do DJ Arrochadinho.

A Panificadora e Lanvhonete Aghatos responsabilizou pelo Bar e apoiou na limpeza juntamente com a Radio Talismã FM 87,9 (Brigada Anjos da Selva).

DOMINGO:

No domingo pela manhã o cheiro de arroz com pequi pairava no ar, vindo da cozinha do evento. Ao meio dia foi servido o almoço tradicional a todos os participantes e na sequencia os pratos típicos e exóticos foram apresentados aos jurados para serem degustados.  Os três primeiros lugares foram premiados com R$ 200,00, R$ 225,00 e R$ 250,00. Durante o Almoço, a equipe da melhor idade mostrou o seu talento em pintura e ofertou por um preço popular panos de pratos e outros e assim também na banca da equipe do PA Fortaleza que ofereceu diversos produtos a base do pequi. Dona Marinalva foi a vencedora do prato do ano, seguida pela equipe da Assistência social e por fim o Sr. Ourenites, que foi o vencedor do ano passado.

A Equipe do PA Fortaleza I, (Lt. 14 e 26) comercializa diversos produtos derivados do Pequi, os interessados podem ligar:
(47)98866 – 3332 – Nélia dos Santos Araújo.
(62) 99854  – 0531Aurenites  Martins se Souza